Microsoft promete "faxina" no Windows 11 para separar x86 e ARM
Atualizado em 02/02/2026
Microsoft promete "faxina" no Windows 11 para separar x86 e ARM
O ponto mais curioso é que essa nova linha de desenvolvimento seguirá em paralelo às builds 26220, atualmente disponíveis no canal Beta. Apesar de compartilharem muitos recursos visíveis, as versões da série 26300 podem apresentar bugs e comportamentos diferentes, já que o foco está em alterações profundas no código do sistema.
Com isso, a Microsoft passa a trabalhar em dois trilhos distintos. A versão baseada em Germanium deve amadurecer ao longo do ano e chegar ao público apenas no fim de 2026.
Os aprimoramentos da Microsoft para garantir uma experiência prática confortável proporcionarão ajustes relevantes para as arquiteturas x86 e ARM.
Já a atualização 26H1, baseada em Bromine, está prevista para a primavera e será tecnicamente mais avançada, porém restrita a dispositivos com arquitetura ARM. Com isso, vemos um claro comportamento da marca em dividir as duas plataformas do SO, garantindo a implementação de recursos distintos para atender a diferentes públicos.
No entanto, ainda não está claro se as duas “rotas sistemáticas” voltarão a se unir no futuro, ou se a empresa manterá essa separação entre plataformas x86 e ARM. Por enquanto, as novidades já estão disponíveis para testadores, mas indicam uma rápida fase de transição que pode redefinir o futuro do Windows.
